Aparelhos fixos completos "Full Braces" ou "Braces"

Aparelhos fixos completos “Braces” são o mecanismo que nós ortodontistas utilizamos para se conseguir um controle preciso sobre os dentes. Em outras palavras, eles são empregados normalmente somente quando nós queremos ter um melhor controle na movimentação dos dentes. Tradicionalmente, “aparelhos fixos completos” envolvem bandas ou anéis que são colocados nos dentes molares (que envolvem completamente o dente) e “brackets” que são colados em quase todos os dentes, na frente ou por trás (aparelho lingual). 

Saúde e Estética Facial 

Através da correção dos dentes e dos ossos da face, a Ortodontia e a Ortopedia Facial proporcional a harmonização dos traços do rosto, a melhoria da aparência e o consequente aumento da autoestima. 

Além disso, o tratamento ortodôntico e ortopédico facial combate diversos males oriundos do mau posicionamento dos dentes e maxilares, como problemas periodontais (retrações gengivais, perdas ósseas), DTM (dores de cabeça, distúrbios da ATM e osteomusculares da coluna vertebral), problemas respiratórios (dificuldade em respirar pelo nariz – que leva a respiração Bucal), distúrbios da fala, distúrbios do sono, hiperatividade, sonolência diurna, queda do rendimento a no aproveitamento escolar, entre outros, contribuindo para uma maior qualidade de vida, tanto física quanto psicológica. 

Tratamento de Crianças 

A noção, bastante difundida, de que a melhor época para o início do tratamento ortodôntico é na adolescência (por volta dos 12 anos de idade), não é verdadeira cientificamente. 

Meredith, médico pediatra da John Hopkins University Shcoll of Medicine, publicou em 1953, na revista Pediatrics (EUA), o resultado de suas pesquisas afirmando que a face humana já tem, aos 4 anos de idade, 60% de seu futuro tamanho adulto, 80% aos 10 anos e 90% aos 12 anos. 

Isso significa que, aos 12 anos, existe apenas um residual quase nulo de possibilidades de modificação do processo incorreto de crescimento e desenvolvimento da face. 

Desta forma, o tratamento ortodôntico em crianças ainda na primeira dentição (com idade entre 4 e 7 anos) traz inúmeras vantagens e resultados que não seriam possíveis em rostos e maxilares já completamente desenvolvidos. 

Adicionalmente, segundo Christian Guilleminault, pesquisador do Sleep Medicine Program da Stanford University Scholl of Medicine, distúrbios respiratórios como respiração bucal noturna e ronco podem levar a queda no aproveitamento escolar, irritabilidade, dentre outros problemas. A indicação para estas crianças, na maioria dos casos, é um tratamento ortodôntico e ortopédico facial. 

Aparelhos Ortodônticos e Ortopédicos

 

A grande maioria das má-oclusões (dentes tortos, mal posicionados) apresentam também alterações esqueletais, e estas alterações dos ossos do crânio, devem ser corrigidos enquanto ainda estes ossos estão em crescimento, ou seja, idealmente iniciar os tratamentos ortodônticos e ortopédicos faciais por volta dos 4 a 7 anos de idade.

O Prof. Dr. Edward Hartley Angle (1925), considerado o pai da ortodontia, afirma que: “ao avaliar um caso de má oclusão, não pense no método do tratamento ou nos aparelhos, até que o caso tenha sido classificado e se tenha compreendido, com profundidade, todas as peculiaridades e variações da normalidade, a oclusão (relação dos dentes, ATM e o sistema neuromuscular) e os traços faciais. Só então surgirão as necessidades e o plano de tratamento adequado”. Ou seja, o aparelho usado deve ser selecionado através de um diagnostico preciso e das necessidades especificas de cada paciente.

 

 

Tratamento de Ronco e Síndrome da Apneia/Hipopneia Obstrutiva do Sono - SAHOS

 

Alguns dispositivos ortodônticos podem resolver casos específicos de ronco e apneia, tanto em adultos, adolescentes quanto, especialmente, em crianças.

 

Tratamento de Adultos

 

Nunca é tarde para buscar o sorriso perfeito. Uma boa dentição proporciona não só uma estética mais jovial, mas, principalmente, favorece uma boa alimentação, contribuindo para a obtenção de mais saúde e qualidade de vida. 

A maior longevidade do ser humano tem levado cada vez mais adultos – de todas as faixas etárias – a buscarem o tratamento ortodôntico. 

Com a utilização das mais recentes tecnologias, que proporcionam tratamentos mais rápidos, eficazes, com aparelhos menores, mais confortáveis e até invisíveis, contribuímos para esta tendência.

Contato